reVIVer Bagunte
Recolha de memória oral
Dúvidas e informações: 924250036 ou appavc@gmail.com ou facebook.com/appavc
A história de um determinado sítio não se encerra nos seus vestígios materiais do passado, englobando igualmente o desenrolar contínuo das vivências que nele tiveram e continuam a ter lugar, tornando assim a memória num motor da vida.
Longe de ser estática, a memória é um processo vivo, uma construção contínua, que de geração em geração agrega uma multiplicidade de imagens e relatos que compõem uma leitura mais poética e intimista e que ultrapassa a fisicalidade das ruínas. Estas vivências tornam-se assim num importante factor do processo de compreensão daquilo que foi e ainda é a Cividade de Bagunte: um espaço que terá alimentado desde brincadeiras de crianças a mitos locais, de fornecimento de recursos vitais ou até um importante ponto de recolha de pedras milenares que durante gerações terão sido parte integrante de habitações ou jardins nas proximidades.
Assim, nas Jornadas Europeias de Arqueologia de 2022, a APPA-VC convida-o a partilhar e escutar diferentes relatos sobre a Cividade de Bagunte.
Esta é uma actividade aberta a avós, pais e netos de todas as idades, cujas histórias pessoais serão usadas para edificar a memória deste local especial. Domingo, 19 de Junho, às 16h00, junto ao novo centro de apoio ao visitante da Cividade, partiremos nesta viagem guiada pelas memórias de todos.
Juntos, vamos reviver e dar mais vida à Cividade de Bagunte!