top of page

Construção Naval
Um porto para o Mundo

A APPA-VC apoia as iniciativas da Câmara Municipal de Vila do Conde para a valorização da construção naval, nomeadamente o projecto Um porto para o Mundo - Teatro musical de rua.
E, segundo a coordenação de António José Carmo, mestre naval e membro da APPA-VC, organiza sessões de divulgação e sensibilizaçãos junto às escolas.

"Vila do Conde foi uma notável escola de marinharia, onde figuravam homens experimentados na arte de navegar, versados em cosmografia e ciências afins, que nos legaram notáveis tratados náuticos, valiosos roteiros e cartas de marear, ainda hoje estudados e consultados. Paralelamente a este conhecimento da arte de navegar, os homens de Vila do Conde constroem, há mais de 10 séculos, barcos de madeira, nos quais se aventuraram nos oceanos, participando ativamente na empresa da Expansão Marítima.
Consciente da conjuntura atual vivida no setor da indústria naval de madeira, a autarquia vila-condense pretende afirmar uma identidade que se quer viva na participação do futuro de Vila do Conde e na construção do imaginário nacional, tendo proposto através do projeto “Vila do Conde- um porto para o Mundo” a submissão da inscrição das Técnicas da Construção e Reparação Naval de Madeira no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, como salvaguarda urgente. Desta forma, esperamos poder ajudar a travar o declínio desta atividade ainda tão importante e tão identitária de Vila do Conde, assumindo as ações de salvaguarda e valorização como fundamentais no compromisso entre o Município, os Estaleiros de Construção Naval de Azurara e Poça da Barca e a comunidade vila-condense. Após o registo da técnica de construção e reparação naval de madeira por parte da Direção Geral do Património Cultural, serão desenvolvidos todos os esforços no sentido da elaboração de uma candidatura à Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade (UNESCO).
O projeto “Vila do Conde: um porto para o Mundo” pretende promover a proteção deste saber-fazer ancestral, que se encontra nas mãos dos vila-condenses, garantindo, desta forma, a sua continuidade às gerações vindouras." Texto cedido pela Câmara Municipal de Vila do Conde

2015 - presente Um porto para o Mundo - Teatro Musical de Rua

A APPA-VC apoio o projecto Um porto para o Mundo, iniciativa da Câmara Municipal de Vila do Conde

2018 Sessões de divulgação da construção naval

Coordenação de António José Carmo
Inseridas no serviço educativo, a APPA-VC organiza apresentações em escolas sobre a temática da construção naval.

Ilustrações da autoria de António José Carmo para a análise comentada da 4ª transcrição do Livro da Fabrica das Naos de Fernando Oliveira

Parceria entre a Câmara Municipal de Vila do Conde, a Universidade Aberta, a Cátedra Infante D. Henrique, Fundação Calouste Gulbenkian. (Edição prevista para 2019 - 2020)

bottom of page