Apoio a Museus
Conferências e Exposições
Apoio à Casa Museu José Régio
"O trabalho realizado na Casa Museu José Régio teve por base a organização do espólio literário e não literário do autor. De facto, a par das obras escritas e oferecidas por amigos, familiares e/ou outros escritores, eram inúmeros os exemplares adquiridos pelo mesmo (livros, revistas, jornais, postais...), que aliava o labor da escrita ao gosto pelo colecionismo. Assim, para além de organizar o espólio anteriormente mencionado, procurou-se classificar a informação obtida, assentando-a no registo, em grelha própria, de informações como: nome do autor, título da obra/publicação periódica, edição (local, editor, data, coleção, volume), entre outros elementos. O trabalho descrito visou auxiliar e agilizar, ainda, o trabalho futuro de consulta/pesquisa das obras em questão.
O estágio efetuado na Casa Museu José Régio englobou igualmente a receção e acompanhamento de visitantes e grupos de visitantes, que procuravam conhecer melhor o autor, apreciando os objetos (mobília, quadros, estátuas...) presentes na casa onde viveu uma das figuras mais emblemáticas e queridas da cidade de Vila do Conde."
Texto de Cláudia Soares (APPA-VC)
2000-2002 Encontros do Património
1996 Encontros 100 Anos de Arqueologia
Homenagem aos fundadores da Revista "O Archeólogo Português", revista que completou em 1995 o seu centenário.
O congresso internacional foi organizado conjuntamente pela Associação de Protecção ao Património, Arqueologia e Museus de Vila do Conde, a Câmara Municipal de Barcelos, da Câmara Municipal de Vila do Conde e o Museu D. Diogo de Sousa.
O evento reuniu em Vila do Conde e em Barcelos alguns dos melhores especialistas mundiais e nacionais da musealização de sítios arqueológicos, com a participação dos directores do Museu de Londres, do Museu de Bath, do Museu de Numância e do Museu de Conímbriga, entre outros investigadores e responsáveis políticos na área da cultura.